terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Maragojipe uma Cidade de Encanto e Magia


História de Maragogipe

A cidade está à margem direita do Rio Paraguaçu que abrigava os índios Aimoré, esses chamavam o local de Marag-gyp que significa “rio dos mosquitos” por ser cercada por manguezais onde habitavam bastantes insetos. Vários exploradores chegaram à região, viram que os índios utilizavam o solo fértil para plantar, ficaram espantados com a riqueza do local e decidiram construir casas. Dedicaram-se a extração de madeira, plantação de mandioca e cana-de-açúcar, casas de farinha. Tornou-se município em 17 de dezembro de 1693 e foi elevada à cidade em 08 de maio de 1850.



Localização




Maragojipe localiza-se na porção leste do Estado da Bahia, situado no Recôncavo Baiano. Recôncavo significa fundo de baía, portanto, é denominado assim todo o território localizado ao fundo da Baía de Todos os Santos, incluindo Maragojipe, situada a direita do estuário do Rio Paraguaçu, onde formou-se uma baía interna, a Baía do Iguape.O município ocupa um território de 450 Km² e localiza-se geograficamente entre os paralelos 12°47’ de latitude sul e 38º56’ de longitude oeste de Greenwich. O Município se limita com Cachoeira, Baía De Todos os Santos, Saubara e Salinas da Margarida a leste; Jaquaripe e Nazaré ao sul; São Filipe a oeste e São Felix e Cachoeira ao norte.A sede municipal é uma cidade histórica, fundada durante o ciclo açucareiro do período colonial, e está situada sobre uma colina a 50 m de altitude em relação ao nível do mar, distando 133 Km de Salvador e 69 Km de Feira de Santana, por via rodoviária. Em linha reta, a distância da capital é de 48 Km. Por via marítima, através da Baía de Todos os Santos e do Rio Paraguaçu, dista 32 milhas de Salvador.





Entre em contato nos ajude a montar o nosso blogger:




"Estamos contruindo uma ideia de falar sobre uma Cidade e de um povo que vive movido por uma alegria e uma esperança de uma terra de todos. Este será um espaço onde todos poderam opinar na cosntrução deste blogger espero contar com a ajuda de todos"










Atenciosamnte




Nelson Querino

































Reações:

2 comentários:

Cleide Souza disse...

Sem duvidas é um lugar encantado, com pessoas maravilhosas, uma paisagem belíssima, vendo do alto parece uma brincadeira da mãe natureza, com certeza é parte de um paraíso, e olha que só conheço por documentarios, por enquanto.

Anônimo disse...

Estou visanto contantemente e sou tomada de encatamento e pequenos desencantos. Maragojipe é um lugar impar, e oque me chama atenção é a falta de arvores nas ruas e praças, outro detalhe que considero importante é a falta de cuidado com o patrimonio historico.Acredito que duas grandes podem começar a ser cobrada do poder publico: Reposição imediata das arvores e a conservaçao das fachadas