segunda-feira, 17 de outubro de 2011



Voto consciente é estimulado em escolas estaduais


Lucas NinnoNa tarde desta quarta (5), a Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva foi palco do projeto ‘Voto Consciente’, que visa despertar nos alunos o interesse político, bem como estimular o debate sobre temas de interesse social. O projeto é desenvolvido através da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
A secretária de escola jurídica do TRE, Janis Eyer Nakahati, explica que para realização do projeto foram escolhidas cinco escolas estaduais de nível médio, localizadas em Cuiabá e Várzea Grande. Em cada uma delas foram criados cinco partidos, representados pelos alunos. “Cada um deles criou projetos e propostas a serem desenvolvidas em suas escolas, bairros, ou até mesmo na cidade”, explica Nakahati.

Lucas NinnoA partir da elaboração das propostas, os alunos pertencentes aos partidos começam a debater e apresentar suas ideias junto aos colegas estudantes. Já em 17 de novembro, após a discussão das propostas, acontecerá nas escolas participantes, a eleição para escolha do partido e da proposta vencedora.

As ideias defendidas pelos estudantes poderão ser encaminhadas ao governo estadual, às prefeituras, e consequentemente, existe a possibilidade de elas darem origem a Projetos de Lei de verdade. “A intenção desde o princípio é levar valorizar essas propostas e mostrar a esses jovens que eles podem ser agentes de mudança de nossa realidade”, revela Janis Nakahato.

Lucas NinnoPara a diretora da escola Raimundo Pinheiro, Leila Fortes, o projeto permitiu que houvesse uma mudança na postura dos alunos. “Eles estão realmente despertando a consciência ética, o civismo e entendendo que a maior arma que temos para conseguir a transformação é o voto consciente”.

Fortes revela que os alunos estão levando o projeto realmente a sério. A diretora finaliza dizendo que o projeto está sendo muito bem aceito pelos alunos da escola.

Partidos

Em todas as escolas que participam do ‘Voto Consciente’, foram criados os mesmos cinco partidos. São eles: Partido da Educação e do Meio Ambiente (PEMA), Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido da Cultura Esporte e Lazer (PCEL), Partido do Respeito à Diversidade (PRD) e o Partido do Direito à Vida e a Saúde (PDVS).

Lucas NinnoA estudante do 2º ano, Renata da Silva Leite, uma dos membros do PRD, lembrou a morte do estudante de Guiné-Bissau, Toni Bernardo, supostamente assassinado vítima de preconceito. A estudante revelou que juntamente com os demais membros do seu partido pretende levar à escola palestras, bem como desenvolver projetos que inibam práticas de discriminação. “O nosso objetivo principal é mudar a opinião das pessoas frente à discriminação, seja ela por raça, cor, religião, ou qualquer outro tipo”.

Além da Escola Raimundo Pinheiro, também participam do projeto as escolas estaduais Jaime Campos, Dione Augusta, Profª Marcelina Campos e Pascoal Ramos.


Camila Ribeiro – Especial para o Circuito Mato Grosso

Fotos: Lucas Ninno

Reações:

0 comentários: