quinta-feira, 14 de março de 2013

Pescadores e marisqueiros receberam atendimento do Agroamigo em Maragogipe


POSTED BY ZEVALDO SOUSA ON 20:56:00

Nesta quarta-feira (13), o assessor do Agroamigo realizou atendimento para os pescadores e marisqueiros, na Câmara de Vereadores de Maragojipe.


O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) oferece financiamento de crédito aos pescadores e marisqueiros através do Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste – Agroamigo, que é operacionalizado em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


O Programa se propõe a melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar. Cabe ressaltar que os agricultores clientes do Agroamigo poderão desenvolver qualquer atividade geradora de renda no campo ou em aglomerado urbano próximo, sejam agrícolas, pecuárias ou outras atividades não agropecuárias no meio rural, como turismo rural, agroindústria, pesca, serviços no meio rural e artesanato.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Pesca, Nelson Salvador, o pescador apresenta uma proposta para compra de redes e materiais e o Programa dá um desconto de 25% no financiamento do crédito.

Além de estarem enquadrados nos grupos do Pronaf atendidos pelo Agroamigo, os trabalhadores precisam participar de Palestra Informativa, realizada pelo assessor de crédito, na qual são apresentadas todas as condições, benefícios e vantagens do Programa. Bem como atender aos seguintes requisitos: ser maior de idade, estar quite com a Justiça Eleitoral (declaração do (a) próprio produtor (a) na proposta de crédito), não apresentar restrições cadastrais e apresentar os documentos necessários, que na maioria dos casos, são cópia do documento de identidade, cópia do CPF e a Declaração de Aptidão do Pronaf – DAP.

Para obter a DAP, o produtor deve dirigir-se a um órgão ou entidade credenciada pelo MDA, munido de CPF e de dados sobre seu local de trabalho (área, número de pessoas residentes, composição da força de trabalho e da renda, endereço completo). Em Maragojipe, o órgão responsável pela emissão da DAP é a Secretaria de Agricultura e Pesca.

O Programa oferece diversas vantagens aos produtores como, crédito orientado e acompanhado pelo assessor do Agroamigo, atendimento personalizado na própria comunidade do produtor, juros mais baixos e bônus de adimplemento se o cliente pagar em dia. Além disso, não é necessário garantias (avalista ou hipoteca), garante renovação do crédito no momento de quitação do anterior e o pagamento é realizado através de carnê.

Nesta quinta-feira (14), técnicos da Superintendência Federal da Pesca estarão emitindo a DAP, a partir das 8 horas, na Câmara.

Reações:

0 comentários: