terça-feira, 9 de abril de 2013

Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape tem novo responsável em Maragogipe



Professor Carlinhos de Tote deixou um legado de luta


A Reserva Extrativista Marinha Bahia do Iguape está com novo responsável em Maragogipe. O antigo gestor, Carlos Antonio Santos de Oliveira (foto), conhecido popularmente como Carlinhos de Tote, aposentou-se recentemente. Em seu lugar, foi designado como gestor, o analista ambiental Sérgio Fernandes Freitas, que estava lotado na RESEX Canavieiras / Bahia.

O novo responsável terá uma imensa responsabilidade na sua nova atividade. Atualmente, a RESEX Marinha Baía do Iguape vem sofrendo uma série de degradações, como descrevemos em texto "Precisamos realizar a Maragogipe +20 para salvar a RESEX" assim como terá que enfrentar uma diversidade de posicionamentos acerca do uso, apropriação, e preservação da reserva por parte da comunidade e dos grandes empresários.


Professor Carlinhos de Tote deixou um legado de luta
BIOGRAFIA:
Neste momento, é preciso ressaltar a importância do ambientalista maragogipano Carlinhos de Tote para a construção de um ideal de sustentabilidade na nossa Reserva Extrativista. Funcionário público federal do IBAMA, foi Chefe da Resex Baia do Iguape / ICMBIo - Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade e autor do Livro Trajetória. Participou de várias reportagens que foram exibidas sobre o manguezal, enaltecendo a importância destes ecossistema para as populações tradicionais de pescadores, marisqueiras, extrativistas, quilombolas, elevando o nome da nossa cidade - Maragogipe - a nível internacional. Já foi homenageado com a medalha de QUIRIMURÊ, confeccionada pelo artista plástico Bel Borba, um reconhecimento da Associação VIVA SAVEIRO às pessoas que se destacaram nos trabalhos de conservação ambiental da Baia de Todos os Santos e na preservação tradicional dos saveiros. Carlos Antonio Santos de Oliveira, Carlinhos de Tote, apelido carinhoso "Filho de Tote" , é um referencial na arte de educar. Formou-se em Magistério e contribuiu como Professor para formação dos jovens maragojipanos no sabor do saber da psicologia e ecologia. Bacharel em Administração e, em 2010 concluiu o seu Mestrado em Ciência da Educação na Universidade Lusófona de Humanidade - Portugal.
Fonte: Blog do Zevaldo

Reações:

0 comentários: