domingo, 16 de junho de 2013

Prefeitura de Maragogipe inicia elaboração do Plano Plurianual de 2014 a 2017


POSTED BY ZEVALDO SOUSA ON 19:50:00 NO COMMENTS

Uma empresa de Gestão e Planejamento Municipal deu uma palestra explicativa sobre Planejamento Orçamentário para os funcionários da Prefeitura.

A palestrante explicou sobre a importância de planejar as despesas e os instrumentos para a realização da provisão.

O orçamento municipal serve para estabelecer o planejamento das cidades em curto prazo (exercíciofinanceiro – 1° de janeiro a 31 de dezembro) e médio prazo (Plano Plurianual – 4 anos), discriminando as ações, projetos e atividades que a Administração pretende realizar com o dinheiro público.

Assim, por meio do orçamento público, o município estima as receitas que irá receber e determina as despesas que realizará, planejando os investimentos necessários ao atendimento da população em matéria de saúde, educação, habitação, saneamento básico, segurança pública, etc.

A realização deste planejamento se dá por meio de três instrumentos definidos em lei: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

O foco da palestra foi o PPA, que tem por finalidade determinar as ações, metas e prioridades do governo ao longo de um período de 4 anos. Aqui em Maragogipe, a gestão já está elaborando o planejamento orçamentário do período 2014-2017.

Ascom / Maragogipe

Reações:

0 comentários: